Deputado Affonso apresenta projeto que institui Programa Escola Amigo do Agro

Deputado Affonso apresenta projeto que institui Programa Escola Amigo do Agro

Está tramitando na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) projeto de lei, de autoria do deputado estadual, Affonso Cândido (PL), que institui o Programa Escola Amigo do Agro na rede estadual de ensino para promover a interação entre os estudantes com a realidade agropecuária rondoniense.

De acordo com Affonso Cândido, o Programa Escola Amiga do Agro envolverá atividades pedagógicas que serão destinadas aos alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas estaduais, para promoção do conhecimento sobre saberes, experiências e o dia a dia dos produtores rurais.

“É o compartilhamento, com a comunidade escolar, de conceitos e informações sobre a produção da agricultura e pecuária e a importância dela para a geração de empregos, renda, produção de alimentos e matérias-primas. São informações sobre as várias etapas da cadeia produtiva no campo”, admitiu o parlamentar.

Cândido afirmou que o projeto de lei prepara o estudante rondoniense  para ser um cidadão comprometido com a segurança alimentar, a defesa agropecuária e a sustentabilidade nas propriedades. “Queremos que os filhos entendam tão bem o campo como seus pais e seus avós", previu.

O programa tem como meta contribuir para a formação acadêmica e experiência social de crianças e jovens, estimular ações de extensão relacionadas ao meio rural, difundir o papel estratégico do agro na construção do desenvolvimento social e econômico no estado e complementar, na prática, a formação dos estudantes com a comunidade rural.

Durante a defesa do projeto, na sessão de terça-feira (15), o parlamentar assegurou que o governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), poderá firmar convênios e parcerias com instituições educacionais, públicas ou particulares, e também com empresas do setor público ou privado.

“Tenho consciência da importância desse projeto e, por isso, peço o apoio dos nobres colegas deputados para a aprovação dele, por representar um grande passo para a modernização da aprendizagem dos nossos estudantes, do ensino fundamental ao médio, ao mesmo tempo que em preservamos o conhecimento tradicional da mulher e do homem do campo”, justificou.