DOCUMENTO DA CIA REVELA QUE FIDEL CASTRO E MAO TSÉ-TUNG CONSPIRARAM PARA UMA “REVOLUÇÃO COMUNISTA” NO BRASIL

Castro estava financiando atividades na imprensa e no rádio no Brasil, além de ajudar a comprar armas para o grupo comunista de Leonel Brizola.

DOCUMENTO DA CIA REVELA QUE FIDEL CASTRO E MAO TSÉ-TUNG CONSPIRARAM PARA UMA “REVOLUÇÃO COMUNISTA” NO BRASIL

Antes da Intervenção Militar de 1964, os ditadores Fidel Castro e Mao Tsé-Tung ofereceram financiamento ao então governador gaúcho Leonel Brizola, que tentava garantir a posse de João Goulart após a renúncia de Jânio Quadros, para que este iniciasse o processo de subversão no Brasil. 

A informação estava em um documento nos arquivos do caso de JFK, que foi liberado ontem 19/03 por ordem de Trump. 

Alguns destes documentos da década de 1960 citam diretamente um plano de ações subversivas no Brasil liderado por Havana. 

A mensagem da CIA, datada de 2 de setembro de 1961, revela que Fidel e Mao “ofereceram suporte material, incluindo 'voluntários' para Brizola”. 

Segundo os documentos, Brizola agradeceu a oferta, mas a recusou porque não queria “criar um problema internacional", citando que ele "(...) estava preocupado de que, se aceitasse, os Estados Unidos poderiam intervir”. 

"A oferta de ajuda por Castro vazou para a imprensa, mas a de Mao não”, termina a carta. 

O documento cita expressamente que a não posse de Goulart e a eventual tomada de poder pelos militares foi "uma derrota grave para Havana”. 

Com informações de Ferrygno