O FORA DA LEI | Prefeito Isau continua querendo enganar população com pesquisa irregular
Mesmo com uma condenação de 20mil por dia caso continuasse a divulgação, o prefeito segue mesmo assim.
O prefeito Isau Raimundo da Fonseca decidiu jogar com o destino e contra as ordens da Justiça Eleitoral. Mesmo sob a ameaça de uma multa diária de R$ 20 mil, Isau continua a divulgar uma pesquisa eleitoral considerada irregular, que teve sua veiculação proibida judicialmente. Com isso, parece que o prefeito escolheu ignorar a ordem e seguir em frente, tentando convencer a população com números contestados.
O juiz Silvio Viana, da 3ª Zona Eleitoral de Ji-Paraná, justificou a decisão afirmando que as pesquisas eleitorais têm uma influência significativa sobre o eleitorado. Segundo o magistrado, permitir a circulação de informações enganosas coloca os concorrentes do prefeito em uma posição de desvantagem, além de manipular a percepção pública sobre a disputa eleitoral.
Mesmo com a decisão clara e a penalidade imposta, o prefeito Isau segue firme em sua estratégia. A divulgação irregular da pesquisa, que já foi ao ar em 23 de setembro, continua sendo exibida. Para alguns, a atitude do prefeito soa como um desprezo pela lei e pelas instituições, enquanto para outros, parece ser uma tentativa desesperada de salvar sua candidatura.
A multa de R$ 20 mil por dia ainda não parece ser suficiente para fazê-lo recuar. Resta saber até quando Isau continuará "enganando a si mesmo" e correndo o risco de penalidades mais severas. Afinal, quanto tempo mais essa estratégia poderá ser sustentada antes que a Justiça imponha consequências maiores?
A Justiça Eleitoral não deve ficar de braços cruzados. Aguardemos os próximos capítulos dessa novela política.