Em nova decisão TCE-RO aciona Ministério Público para investigar suspeitas de corrupção na gestão de Isaú Fonseca em Ji-Paraná

Em nova decisão TCE-RO aciona Ministério Público para investigar suspeitas de corrupção na gestão de Isaú Fonseca em Ji-Paraná

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) publicou nesta terça-feira, 5 de novembro, uma decisão onde o órgão estaria acionando o Ministério Público para investigar suspeitas de corrupção na administração de Isaú Fonseca, prefeito de Ji-Paraná. 

A decisão (anexa) envolve Isaú e outros integrantes da gestão municipal, acusados de fraudes em licitações.

Isaú Raimundo da Fonseca, prefeito, é acusado de homologar contratos sem análise adequada, E. Bandeira do Nascimento, suspeita de favorecer fornecedores em pesquisas de preços; G. V. Souza, teria conduzido pesquisas de forma irregular; K. M. de Araújo, acusado de autorizar serviços antes da conclusão das licitações; O. E. de Oliveira Neto, acusado de emitir termos sem controle devido; L. do Nascimento Matos, acusado de publicar licitações sem planejamento adequado.

As empresas citadas são suspeitas de simular concorrência.

A auditoria do TCE-RO revelou indícios de favorecimento e possíveis desvios de recursos públicos em vários processos licitatórios da prefeitura. Em resposta, o Tribunal suspendeu pagamentos em andamento e exige justificativas formais dos envolvidos, adotando uma postura de tolerância zero com práticas corruptas. 

Com essa decisão, a gestão de Isaú Fonseca está sob intenso escrutínio, e a população de Ji-Paraná aguarda respostas e ações concretas das autoridades para restaurar a confiança na administração pública local.

LEIA A DECISÃO NA ÍNTEGRA 

Arquivos