URGENTE: Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

URGENTE: Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão amplia o rol de medidas cautelares já impostas ao ex-mandatário no âmbito das investigações sobre a suposta’tentativa de golpe de Estado de 2022’.

Bolsonaro, que já estava submetido ao uso de tornozeleira eletrônica e à restrição de horários para circulação fora de sua residência, agora terá de cumprir prisão domiciliar integral, ficando proibido de sair de casa sem autorização judicial. A medida, segundo a decisão, tem como objetivo “garantir a ordem pública e evitar riscos de interferência nas investigações conduzidas pelo Supremo e pela Procuradoria-Geral da República (PGR)”.

A decisão de Moraes ocorre em um momento de intensificação das tensões entre o governo brasileiro e os Estados Unidos, após a aplicação da Lei Magnitsky ao próprio ministro por parte da Casa Branca. A sanção norte-americana a Moraes foi justificada por violações de direitos humanos, o que elevou o tom político em torno das decisões do magistrado — especialmente aquelas relacionadas ao ex-presidente e a seus aliados.

Siga Ji-Paraná News no WhatsApp e Instagram 

Hora Brasília