PF combate desvio de recursos em Mato Grosso e executa mandados de busca e apreensão em Ji-Paraná

A Operação Pedra no Caminho desarticula esquema de desvio de recursos públicos em Mato Grosso, revelando fraudes em licitações e irregularidades na contratação de obras de pavimentação. A ação resultou em 21 mandados de busca e apreensão em Rondolândia -MT e diversos municípios de Rondônia. Estima-se um prejuízo de quase R$ 3 milhões aos cofres públicos até 2023. A investigação também apontou o uso de recursos do Programa FINISA no processo licitatório.

PF combate desvio de recursos em Mato Grosso e executa mandados de busca e apreensão em Ji-Paraná

 Nesta quinta-feira (13/6), a Polícia Federal lançou a Operação Pedra no Caminho, com o objetivo de reunir evidências em uma investigação que apura diversos crimes, incluindo desvio de recursos públicos, falsidade ideológica, frustração do caráter competitivo de licitação e associação criminosa.

A ação resultou no cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão nos municípios de Rondolândia/MT, Jaru/RO, Theobroma/RO, Ji-Paraná/RO, Ministro Andreazza/RO e Cacoal/RO.

As investigações tiveram início a partir de uma denúncia que apontava irregularidades na contratação e execução de obras de pavimentação em blocos sextavados em vias urbanas do município de Rondolândia/MT, com drenagem e calçadas.

Após diligências investigativas e exames periciais, a Polícia Federal identificou fortes indícios de restrição ao caráter competitivo do certame, bem como direcionamento para a contratação de uma empresa específica. Essa empresa, posteriormente, foi beneficiada com o recebimento indevido de recursos públicos, através de fraudes documentais praticadas por servidores públicos do município de Rondolândia.

Estima-se que, até 2023, o prejuízo aos cofres públicos alcance quase R$ 3 milhões.

Além disso, foi constatado o uso de recursos do Programa FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) no procedimento licitatório.

A Operação Pedra no Caminho representa mais um passo importante no combate à corrupção e à malversação de recursos públicos, demonstrando o compromisso da Polícia Federal em investigar e punir práticas ilícitas que prejudicam a sociedade e o desenvolvimento das regiões envolvidas.

 

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

Clique aqui e siga Ji-Paraná News no WhatsApp

Por Ji-Paraná News