Lula Amarga Derrota na Câmara: MP de Aumento de Impostos é Rejeitada

Lula Amarga Derrota na Câmara: MP de Aumento de Impostos é Rejeitada

O governo Lula sofreu um revés na Câmara dos Deputados, que rejeitou a Medida Provisória (MP) 1.303/2025 por 251 a 193 votos nessa quarta-feira, 8 de outubro.

A proposta, que elevava tributos sobre investimentos como LCI, LCA e JCP, visava arrecadar R$ 11,55 bilhões em 2025. A derrota, celebrada pela oposição como "vitória do povo", expõe a fragilidade da base aliada.

A MP, editada em junho, teve como relator Arthur Lira (PP-AL), que de certa forma também foi derrotado, e mostra que o parlamentar ex-presidente da Câmara já não tem a mesma liderança de outrora, pois sua influência a serviços do PT não resistiu às tensões com o Congresso.

Oposicionistas como Nikolas Ferreira (PL-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO) que fizeram campanha contra, comemoraram: "Chega de impostos!"

 

Após a derrubada do aumento do IOF em maio, a MP era o "plano B". Agora, a perda fiscal pode forçar cortes orçamentários, o que o PT não gosta de fazer.

O embate sinaliza a falência eleitoral da esquerda, ainda que Lula tenta maquiar sua aceitação pública através de meios de comunicações que recebem dinheiro público.